sábado, 16 de novembro de 2013

MOBILIZAÇÃO E ANALFABETISMO POLÍTICO


Prosseguindo as reflexões sobre o MOBILIZA PET, achamos muito apropriada uma manifestação de grande monta em Brasília, pelas razões já apresentadas e divulgadas no site WIKIPET BRASIL (http://www.petbrasil08.blogspot.com.br/ - postagem abaixo).
No entanto, devemos bater na tecla de um movimento bem organizado e que mire o sucesso da empreitada. No entanto, na defensiva, o Presidente da CENAPET (que de tanto adesismo ao governo ficou conhecida infelizmente como CENAMEC), já prevendo um provável fiasco, brada que o MOBILIZA PET ocorrerá com “qualquer número de pessoas” ...
Bom, este é o álibi do “futuro do pretérito” daqueles que estão certos de não terem feito a lição de casa e cabulado os princípios fundamentais de uma Associação que deveria ter como virtude a luta democrática e não o adesismo explícito que a atual presidência (reeleita com 5% dos que estavam no ENAPET retrasado) teve com o governo.
Uma des-administração que sempre chamou o entreguismo pós-Portarias 975 e 976 de 2010 de “conciliação”, engavetando Audiências Públicas na Câmara e no Senado, sem críticas minimamente ferinas às desfigurações impostas ao PET (introdução forçada  do CONEXÃO-SABERES, rotatividade tutorial, avaliação ao Zeus-dará, Plataformas inoperantes, atrasos de bolsas e custeio, etc....), não pode pretender grandes lutas no horizonte mesmo. Por esta “razão” a preparação de um cenário pós-desastre...
Imaginar uma mesa redonda, fora de uma bem elaborada Audiência Pública na Comissão de uma das casas (Câmara ou Senado), tendo como participante o FORGRAD já é uma mostra de que a conciliação-entreguismo prossegue. E isto exatamente porque foi o FORGRAD quem arquitetou, no silêncio absoluto, a redação das Portarias 975 e 976 com o então Ministro Fernando Haddad. Daí para a desfiguração do PET e da CENAPET foi um passo! Golpe engendrado, golpe realizado!
A questão agora seria “vencer ou vencer”! Uma manifestação de peso (anacrônica diante dos dias de junho/julho deste ano), com Audiência Pública, concentração diante do Prédio do MEC e do Palácio do Planalto. Porém, na plantação de álibis pré-e-pós-desastre, começa-se a falar em “políticas sutis”, termo típico de quem não fez a grande lição de casa e que será julgado pela História como a grande avestruz que enterrou a cabeça e deixou a retaguarda exposta para o triste epílogo!
Esperamos que a massa de tutores e petianos busque uma saída honrosa desse engessamento e da política conciliatória-entreguista para recuperar a alma cívica que trouxe o PET do desastre de 1997 aos áureos tempos de 2010.
À luta!!!!


Marcos Cesar Danhoni Neves

Presidente da CENAPET - gestão 2008-2010  ("O PET QUE QUEREMOS")

Nenhum comentário: