quarta-feira, 6 de agosto de 2014

COMPREENDENDO O QUE SE PASSOU NA QUASE NÃO-ELEIÇÃO NO ENAPET


Bom, como este Blog publicou, dois dias antes da eleição da CENAPET, num processo que estava degringolando para a prorrogação ilegal da Diretoria que acabou de sair (e instalada desde 2010), o MEC foi flagrado pelos nossos contadores de acesso procurando saber como estava a resistência à esta idéia. Este comportamento liga o MEC à política bovina de "conciliação" que a Diretoria, que se instalou na CENAPET de 2010 a 2014, passou a adotar desde então.
É fácil compreender o por quê deste interesse do MEC.
No PET, isso ocorre desde 2008, quando o Ministério tentou vencer (inutilmente) a chapa O PET QUE QUEREMOS, liberando, inclusive, custeio para que ônibus fossem pagos para transporte de "eleitores".
A chave de leitura deste grande interesse do MEC passa, como sabemos, pelo silêncio de vozes dissonantes, como ocorreu durante a criação estimulada do PROIFES, para fazer frente ao ANDES.
A notícia abaixo ilustra o processo de cooptação numa simulação de reivindicação trabalhista.

QUARTA-FEIRA, 11 DE JULHO DE 2012
Em audiência, PROIFES reúne-se com ministro Mercadante


Em audiência solicitada pelo Deputado Artur Bruno (PT-CE), o Ministro da Educação, Aloizio Mercadante, recebeu na tarde de terça-feira (10), o presidente da ADUFC-Sindicato, Marcelino Pequeno, e o diretor do PROIFES-Federação, Gil Vicente.
O deputado Artur Bruno abriu a audiência apresentando os dirigentes sindicais e informou que o tema da audiência seria a greve nas universidades federais. No encontro, os representantes do PROIFES cobraram do Ministro uma volta às negociações ainda esta semana com a então apresentação da proposta confirmada pelo Ministro, estar elaborada. Mercadante reafirmou que a decisão não depende unicamente dele, mas que continua fazendo todas as injunções possíveis dentro do governo no sentido de acelerar as negociações.

Fonte: PROIFES

Nenhum comentário: