segunda-feira, 4 de agosto de 2014

RECORDAR É VIVER: SINAIS DA MORTALIDADE TUTORIAL...


Em 03 de julho de 2010 já sabíamos das tratativas secretas entre FORGRAD e MEC-SESu para golpearem o PET reinstituindo a mortalidade tutorial (http://petbrasil08.blogspot.com.br/2010/07/sesu-impora-rotatividade-de-tutores.html) que o então Ministro havia imposto em 2005, e que havíamos derrubado, graças aos aliandos nas Comissões de Educação da Câmara e do Senado, em 2006.
Proféticos, pero non mucho, porque havíamos captado em diferentes Pró-Reitorias de Graduação de diversas universidades a vontade de uma intervenção das IES nos grupos PET e de tornar a tutoria uma moeda de troca sem atrelá-la a um projeto autoral, autêntico.
Deu no que deu: o MEC esperou terminar a gestão O PET QUE QUEREMOS (gestão 2008-2010) para aguardar a gestão bovina que tomou conta da CENAPET de 2010 a 2014. O que se viu neste periodo foi a desfiguração do Programa; o aniquilamento de um oturo grande Programa, o CONEXÃO-SABERES; a imposição da mortalidade tutorial; o fim de Projetos PET como projetos autorais, etc. e etc.
Lamentável ver o comportamento da Diretoria que acabou de sair (?!?), não preparar o fértil campo das eleições da CENAPET meses antes, como deveria segundo o Estatuto. Apostou no caos, na ampliação ilegal do mandato ou do bom-mocismo de quem pudesse gerir a massa-falida.
A História será cruel com quem dela troçou!
Mas lamentável a destruição do senso de democracia, de responsabilidade e de como fizeram do casuísmo um estilo infeliz de vida e de péssimo exemplo às gerações  que passam hoje pelos nosso grupos tutoriais.

Nenhum comentário: