terça-feira, 2 de agosto de 2016

ENFIM, O RETORNO!!!!



Tutores do Brasil....aos que restaram e aos que iniciaram,

infelizmente após julho de 2010, a CENAPET  e a comunidade petiana aceitou os termos da draconiana portaria 976. A CENAPET passou de entidade de defesa das garantias do Programa para uma espécie de braço alongado do MEC-SESu dentro do movimento de resistência que foi responsável direto pela não extinção do PET no final da década do século XX.
Já havíamos derrotado uma parente da 976 em 2005, a Portaria 3385, fazendo-a ser corrigida pela 1.632/2006.
A luta aguerrida sempre foi a marca da CENAPET  e da comunidade que ela representava até julho de 2010.
Porém, combatidos pela FORGRAD e por tutores alinhados com a ideia da necessidade de "repassar"  bolsas, a essência do PET foi severamente destruída no dia 27 de julho passado (quando cerca de 400 tutores foram forçados a deixar o Programa).
A linha de defesa do MEC na Audiência Pública (tardiamente marcada - já no cadafalso da execução dos tutores...) é a de que tutores devem sair para que outros experenciem o PET. Este argumento tacanho reduz o PET a uma casa de prostituição: " próximo cliente , por favor ...".
Nossa luta sempre foi a de que tutor ruim deve ser substituído pro processo avaliativo e não por "despertador-MEC".
 Quem pensa assim destrói a possibilidade de um processo avaliativo que fortaleça ainda mais o Programa.
Quem partilha da ideia do MEC deve ter a coragem de estender essa “receita da experiência a outrem” para o programa de bolsa-produtividade em pesquisa do CNPq, ou seja, propor que professores produtivos deixem suas bolsas para fazer com que outros “experenciem” as atividades do programa-Produtividade.
Quando o PET se tornou um braço do MEC, se isolou com seus Encontros Nacionais afastando-se dos eventos da SBPC, e não fazendo fogo contra as opiniões falaciosas dos membros do FORGRAD, permitimos o estupro do Programa.
Há aqueles que defendem substituições–forçadas de tutores, substituições-seletivas (baseados em critérios muito dúbios), etc. Estes são os que jogarão a pá de cal se não recolocarmos o PET nos trilhos de um programa de excelência e meritório.
Por estas razões, estou ressuscitando o Blog WIKIPET BRASIL (www.petbrasil08.blogspot.com.br) para agregarmos inteligência argumentativa contra os que dilapidam o Programa (dentro e fora dele).
À luta!!!
Delenda arbitrium!!!!


Marcos Cesar Danhoni Neves


Nenhum comentário: